Polícia Civil deflagra operação contra invasão de terras públicas em Rondônia

Polícia Civil deflagra operação contra invasão de terras públicas em Rondônia
Polícia Civil deflagra operação contra invasão de terras públicas em Rondônia

A Polícia Civil por meio da 2ª Delegacia de Repressão ao Crime Organizado - DRACO2, de forma integrada com a PMRO , SEDAM e SESDEC deflagrou na manhã da terça-feira (07) a 4ª fase da Operação Canaã, nomeada Serra dos Reis. A ação policial tem como objetivo de desarticular uma associação criminosa dedicada à invasão de terras públicas estaduais, além de combater crimes ambientais como a extração ilegal de madeira.

Segundo os delegados Fred Matos, Roberto dos Santos e Rondinelly Moreira, o objetivo principal dos investigados consistia na invasão da Reserva Estadual Parque Serra dos Reis, área de 36.442,30ha de proteção ambiental integral, localizada nos municípios de São Francisco do Guaporé e Costa Marques, pertencente ao Estado de Rondônia, criada pela Lei Estadual n. 764/97.

O grupo criminoso buscava reunir centenas de pessoas sob a promessa de posse perpétua das terras públicas, induzindo-as a praticar a invasão das áreas, ao mesmo tempo em que lhes exigiam contraprestações em pecúnia para garantia da posse.

Na mesma linha da Operação Canaã, voltada à repressão da prática ilegal de invasões de terras em Rondônia, a quarta etapa teve como alvos os líderes da associação criminosa responsáveis pela articulação de todo o contingente de pessoas arregimentado para a pretensa invasão da área pública.

Vale ressaltar que, nos últimos dias, o grupo realizou uma tentativa de invasão do Parque estadual, porém foi inibido pela ação conjunta da Polícia Militar e SEDAM. Agora, através do trabalho da Polícia Judiciária, por meio da DRACO2, será possível identificar os responsáveis por liderar a invasão tentada.

Os policiais cumpriram 14 medidas cautelares, sendo 05 mandados de prisão temporária e 11 mandados de busca e apreensão, todos na cidade de São Francisco do Guaporé.

Segundo Dr. Samir Abboud, Delegado Geral da Polícia Civil, a instituição está atenta e atuante no combate aos crimes ambientais e violentos no campo, com uma postura proativa.

O Secretário de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania de Rondônia, Coronel José Hélio Cysneiros Pachá, também ressaltou que: “O Governo do Estado de Rondônia, por meio da SESDEC, segue prestando todo o apoio necessário ao combate aos crimes envolvendo invasão de terras no Estado de Rondônia e, dessa vez, não seria diferente, ainda mais em uma área pública, de ampla proteção ambiental”.

A Operação Canaã - Fase “Serra dos Reis” contou com o apoio operacional das Delegacias Regionais de São Miguel do Guaporé, Rolim de Moura, Ji-Paraná e Cacoal, além do apoio estratégico e operacional da Polícia Militar, SEDAM e SESDEC.


Fonte:Polícia Civil