Nova forma de carregamento pode facilitar a adoção da caneta stylus em mais smartphones no futuro.
O novo padrão usa frequência base de 13,56 MHz e pode permitir o fornecimento de até 1W por NFC, o que seria suficiente para realizar o carregamento da caneta. A vantagem principal é a eliminação do sistema de recarga dedicado para stylus, o que além de reduzir custos, poderia liberar espaço para outros recursos, como uma bateria maior, por exemplo.
O WLC do NFC Forum já estava em fase de estudos e havia sido reportado em maio deste ano. De acordo com Koichi Tagawa, presidente do grupo, o projeto “é adequado para carregar canetas USI porque permitirá um mercado globalmente interoperável”.
A ideia é que a tecnologia seja aberta – isto é, qualquer fabricante poderia tirar proveito dela para adicionar canetas stylus aos seus aparelhos de forma relativamente mais simples.
Cabe lembrar que o NFC Forum conta com o patrocínio de empresas como Apple e Google, e um dos membros é a Samsung, o que abre a possibilidade para que o projeto apareça em diversos aparelhos no futuro. A expectativa é de que os primeiros produtos com a tecnologia sejam vistos a partir de 2021.
Por:Ana Marques