Geral Tecnologia

Celulares com NFC poderão fazer recarga sem fio de caneta stylus

Nova forma de carregamento pode facilitar a adoção da caneta stylus em mais smartphones no futuro.

O novo padrão usa frequência base de 13,56 MHz e pode permitir o fornecimento de até 1W por NFC, o que seria suficiente para realizar o carregamento da caneta. A vantagem principal é a eliminação do sistema de recarga dedicado para stylus, o que além de reduzir custos, poderia liberar espaço para outros recursos, como uma bateria maior, por exemplo.

O WLC do NFC Forum já estava em fase de estudos e havia sido reportado em maio deste ano. De acordo com Koichi Tagawa, presidente do grupo, o projeto “é adequado para carregar canetas USI porque permitirá um mercado globalmente interoperável”.

A ideia é que a tecnologia seja aberta – isto é, qualquer fabricante poderia tirar proveito dela para adicionar canetas stylus aos seus aparelhos de forma relativamente mais simples.

Cabe lembrar que o NFC Forum conta com o patrocínio de empresas como Apple e Google, e um dos membros é a Samsung, o que abre a possibilidade para que o projeto apareça em diversos aparelhos no futuro. A expectativa é de que os primeiros produtos com a tecnologia sejam vistos a partir de 2021.

Por:Ana Marques

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.