Geral Saúde

Em testes, remédio traz resultados promissores em tratamento contra COVID-19

Um novo medicamento antiviral vem sendo testado para o possível tratamento da COVID-19, e pesquisas iniciais apresentaram resultados promissores. O remédio em questão é o EIDD-2801, conhecido também como Molnupiravir, e os testes iniciais mostraram que a droga tem baixa toxicidade e é segura, o que pode permitir o seu uso profilático, ou seja, como um tratamento preventivo.

Na pesquisa, o medicamento usado antes de o paciente estar exposto ao SARS-CoV-2 inibiu a replicação do vírus no organismo durante a infecção. Os testes, no entanto, foram feitos apenas em camundongos, através de uma técnica que faz o transplante de células de um pulmão humano para o animal, fazendo assim o estudo.

Imagem: Reprodução/HeungSoon/Pixabay 

Outro estudo, este em fase mais avançada e nas mãos das empresas MSD e Ridgeback Bio, vem investigando o uso da droga em pessoas que já estão com a COVID-19. Ainda no primeiro trimestre deste ano, devem ser divulgados os estudos clínicos das fases 2 e 3 em seres humanos. O Molnupiravir atua no organismo diretamente no RNA do SARS-CoV-2, evitando que ele acabe se replicando nas células e agravando a reação.

O medicamento não está disponível para venda, uma vez que ainda vem sendo desenvolvido pelos cientistas unicamente para o possível tratamento da doença provocada pelo coronavírus. Caso o remédio, de fato, se mostre eficaz no tratamento da doença após os testes em humanos, a MSD e a Ridgeback podem solicitar a aprovação da droga para uso emergencial.

Fonte: Estadão

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.