Geral Notícias

Governo conclui obra e vai inaugurar ponte sobre o rio Urupá em Ji-Paraná nesta terça-feira, 17

Equipes do DER conseguiram imprimir um ritmo de trabalho ágil e de qualidade garantida pelo acompanhamento técnico do corpo de engenheiros do órgão, topógrafos, laboratoristas, entre outros

As obras na ponte sobre o rio Urupá, na RO-135, em Ji-Paraná, estão finalizadas e o Governo de Rondônia vai realizara a inauguração nesta terça-feira (17). Em quatro meses de trabalho, o Departamento Estadual de Estradas de Rodagem e Transportes (DER) ergueu os aterros das duas cabeceiras, pavimentando 615 metros de via, fez as obras de arte de drenagem, instalação de defensas e colocação de gramado nas laterais.

De acordo com o residente regional do DER em Ji-Paraná, engenheiro Klayson Furtado, após a determinação do governador Marcos Rocha, os trabalhos tiveram início na primeira semana de julho. “O diretor-geral, Elias Rezende, articulou a formação de uma força-tarefa entre as regionais do DER para que o serviço de encabeçamento da ponte ganhasse celeridade”, explica o engenheiro Klayson.

A força-tarefa do DER levou quatro meses para executar o trabalho

Ao longo do período de seca, as equipes do DER conseguiram imprimir um ritmo de trabalho ágil e de qualidade garantida pelo acompanhamento técnico do corpo de engenheiros do órgão, topógrafos, laboratoristas, entre outros. “Com a vinda de novos servidores aprovados em processo seletivo no mês de setembro e otimização no uso do maquinário, conseguimos avançar no cronograma além das expectativas”, ressalta o coordenador de Operações e Fiscalização do Departamento, Adriano Furtunato.

Em vistoria recente ao canteiro de obras, o governador fez questão de frisar a importância da conclusão do encabeçamento da ponte sobre o rio Urupá. ‘‘Tenho acompanhado esse trabalho desde o início, pois era uma estrutura parada há anos, junto com o Elias Rezende e a equipe do DER, percebendo que só tinha a ponte velha que foi palco de vários acidentes, providenciamos as condições para que a população tenha o acesso devido, resguardado o direito de ir e vir com segurança’’, explica o coronel Marcos Rocha.

Localizada na RO-135, saída de Ji-Paraná sentido ao distrito de Nova Londrina e à BR-429, a ponte foi construída por uma empresa contratada em 2017, com uma extensão de 150 metros e largura de 11,20 metros, num investimento à época em torno de R$ 6 milhões. No entanto, ela não foi entregue à população, uma vez que no projeto licitado não constavam os serviços de construção das cabeceiras.

A ponte interliga a região Central ao Vale do Guaporé

O Governo do Estado, por meio do DER, fez o trabalho para destravar essa obra inconclusa. “Arregaçamos as mangas e partimos para a ação. O DER tem a capacidade técnica, tem um quadro de servidores com competência e experiência e tem o maquinário necessário. Era uma questão de fazer a gestão correta de tudo isso e colocar um fim num problema que vinha afetando toda a região central do Estado”, detalha Rezende.

Com isto, foi possível fazer por execução direta o encabeçamento da ponte sobre o rio Urupá com 615 metros de aterro e compactação, pavimentação asfáltica, obras de drenagem pluvial (bueiros, caixa de contenção e calhas de concreto), defensa (guard-rail), sarjeta e meio-fio, colocação de gramado, além do aproveitamento da lateral e da antiga ponte como ciclofaixa e passagem para pedestres. O diretor-geral finaliza enfatizando que, “todo esse trabalho executado diretamente pelo DER, pelos valorosos servidores, é um investimento do Governo do Estado para a população de Rondônia”.

No DER, as ações estão voltadas à padronização, com vistas à qualidade dos resultados, desde a identificação de prioridades, garantia do melhor uso dos materiais e equipamentos até a valorização do quadro técnico e operários. Assim, sua missão é alcançar melhores resultados, gerar economia, evitar desperdícios de materiais e retrabalho, materializando-se na recuperação, manutenção e melhoria de mais de 6.000 quilômetros de vias com e sem pavimentação sob responsabilidade do Governo de Rondônia.

A entrega oficial da ponte com a obra concluída acontece nesta terça-feira (17), em Ji-Paraná.

 

Secom-RO

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.