Destaque Notícias Política

NOTA DE ESCLARECIMENTO DO TRE-RO SOBRE ATRASO NA TOTALIZAÇÃO DE VOTOS NO 1º TURNO

Atraso na divulgação do resultado foi ocasionado por recurso de inteligência artificial.

O Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia, em resposta à manifestação ocorrida na manhã desta quinta-feira (19), em frente ao Fórum Eleitoral da Capital, presta os necessários esclarecimentos sobre a demora de aproximadamente 1h30m na totalização e, por consequente, a divulgação dos resultados oficiais do primeiro turno das eleições municipais 2020.

Segundo o TSE, o atraso médio de duas horas e trinta minutos na divulgação dos resultados das Eleições Municipais foi ocasionado por recurso de inteligência artificial existente em um otimizador do banco de dados Oracle, que garante a velocidade no processamento das informações.

Apesar disso, os cidadãos brasileiros tiveram acesso ao resultado das urnas em todo o país no mesmo dia da realização da votação, antes da meia-noite.

Ponto importante a ser destacado é o fato de que as totalizações para divulgação do resultado final são realizadas de maneira centralizada no Tribunal Superior Eleitoral, através do envio de informações pelos Regionais Eleitorais, não cabendo quaisquer providências referentes ao atraso na divulgação por estes.

O TRE-RO reforça que são livres as práticas de manifestações públicas, sendo um importante meio no exercício do controle externo popular da Administração Pública. Contudo, reafirma o seu posicionamento na confiabilidade do sistema eletrônico eleitoral.

Garantir a legitimidade da realização das eleições de forma célere e transparente é missão institucional que sempre marcou os trabalhos da Justiça Eleitoral em Rondônia.

 

Seção de Comunicação Social do TRE-RO

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.