Geral Política

Prefeito de Porto Velho anuncia compra de 400 mil doses da vacina Orxord/AstraZeneca

Na manhã desta sexta-feira (12), o Prefeito de Porto Velho, Hildon Chaves concedeu entrevista coletiva no auditório da sede do Poder Executivo Municipal (Prédio do Relógio) e anunciou a compra de 400 mil doses da vacina Orxord/AstraZeneca para imunizar 200 mil pessoas na Capital. De acordo com Hildon Chaves as vacinas serão compradas com recursos próprios da Prefeitura. As 400 mil doses estão avaliadas em 20 milhões.

“Esse é um momento histórico, a Prefeitura fez tudo o que podia para melhorar a situação. Nossa meta é vacinar a população de até 30 anos”, disse o Prefeito.

Segundo o Prefeito os moradores da Capital com mais de 30 anos já devem começar a ser vacinados contra a Covid-19 no mês de abril. Até o momento as doses entregues pelo Ministério da Saúde haviam sido destinadas apenas para idosos e profissionais de saúde.

A aquisição das doses acontece após a permissão do Supremo Tribunal de Justiça (STF) para consentir os Estados e Municípios comprem as doses diretamente com os laboratórios fabricantes.

As doses chegarão em Porto Velho entre 25 e 30 dias. Segundo o Chefe do Executivo após a chegada das vacinas as doses serão distribuídas no período de 10 dias em shoppings, escolas, pátio da prefeitura e postos de saúde, caso seja necessário, haverá vacinação durante a noite no município. Porto Velho registrou 555 novos casos da Covid-19 e 15 óbitos em 24hs.

O Prefeito ressaltou que não será necessário passar as doses para o Ministério da Saúde. “Só 400 mil doses não vai resolver o problema de Rondônia, mas vai ajudar indiretamente. Nós estamos trabalhando para resolver o problema da capital, por via indireta, naturalmente, à medida que os leitos deixarem de ser ocupados na capital, vamos ajudando o restante do estado também, de forma indireta”, afirmou.

A imunização da vacina Oxford/AstraZeneca necessita de duas doses de aplicação dentro de um intervalo de 90 dias. A expectativa da Prefeitura de Porto Velho é imunizar cerca de 200 mil pessoas, o que corresponde a quase metade da população da Capital, hoje estimada em 530 mil habitantes.

 

Da Redação com informações Diário da 

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.